Programas e Ações

Programas e Ações

Saúde do homem: Novembro Azul é aberto para incentivar o publico masculino a cuidar melhor da saúde

Abertura da Campanha Novembro Azul. A campanha tem por meta a conscientização para à saúde do homem e principalmente para a prevenção ao câncer de próstata, a que tem maior índice entre o público masculino. O objetivo é de orientar sobre a importância do exame de toque retal e PSA (dosagem de um hormônio masculino) para diagnóstico da doença.

Durante todo o dia são desenvolvidas diversas atividades que permitem os exames rápidos como testes de HIV, Sífilis, e hepatite B e C. Também ficam a disposição o corte de cabelo e barba. Os funcionários da Secretaria de Obras também foram brindados com sorteio de presentes.

Na abertura da campanha a enfermeira Dina Meureu que orientou sobre outras doenças muito comuns na população masculina como o alcoolismo, lembrou que “os homens não procuram cuidar da saúde com frequência e na maioria das vezes só vai ao médico quando há sintomas mais avançados de doenças”. Ela também completou que o exame para prevenção ao câncer de próstata é muito importante para que o diagnóstico precoce possa possibilitar o tratamento, pois 90% dos casos tem cura quando se procura ajuda mais cedo, e a doença ainda não está completamente instalada. 

Incidência do câncer de próstata
O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. A constatação é que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame, segundo pesquisa do Inca.

De acordo com a pesquisa cerca de 30% dos pacientes do SUS são diagnosticados com câncer de próstata já avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos são curáveis.