Notícias

Notícias

Vigilância alerta sobre 1º caso de Zika Vírus

A coordenadora Juliana Herrero orienta a população sobre cuidados que devem ser tomados

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (18/01) nas dependências da Prefeitura Municipal de Tangará, entrevista coletiva com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Juliana Herrero, Coordenador da Vigilância Ambiental Argeu Martins, Coordenador da Vigilância Sanitária Edvaldo Carnaúba e a Coordenadora da Atenção Básica Graziela Machado, onde foi comunicado o primeiro caso de Zika Vírus em Tangará da Serra.

O QUE É - A Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue da febre chikungunya. O vírus ZIKV não é transmitido de pessoa para pessoa. O contágio se dá pelo mosquito que, após picar alguém contaminado, pode transportar o ZIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele.

De dezembro de 2015 até o momento foram notificados 330 casos na cidade, sendo 25 destes de gestantes que fizeram de coleta de material para análise, a princípio, no MT Laboratório que faz o exame do isolamento viral para dengue e que em caso de resultado negativo, envia o mesmo material para o Instituto Adolfo Lutz em São Paulo. “Aconselho também a população a comprar e a usar repelentes, prestando atenção nos prazos de validade desses produtos e os adequados ou não para gestantes”, comentou a coordenadora Juliana Herrero.

O coordenador Argeu Martins, da Vigilância Ambiental comentou do volume de lixo que tem sido recolhido nos locais que foram verificados os mutirões de limpeza. “Se a população fizesse a sua parte, não teríamos todo este volume de focos do mosquito Aedes Aegypti”, comentou o Coordenador. O mutirão vai continuar a ser feito em toda Tangará da Serra, inclusive recebendo denuncias feitas pela nossa população.

Todos foram unanimes em afirmar o empenho da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, do Corpo de Bombeiros e demais parceiros, no combate a este vírus que vem atormentando a nossa população.

Fonte: Assessoria de Imprensa